terça-feira, 6 de abril de 2010

Você faz cover de quê?


Um novo mercado surgiu aqui em Salvador, essa parada de banda cover virou epidemia. Todo dia agora tem show dos Rolling Stones, Amy Winehouse, até Beatles e este vem ainda em várias versões: tiozão, gordinho, haole, universitário.

Isso, na minha opinião, pode ser fruto da facilidade de se produzir música hoje, da quantidade de fonogramas disponibilizados, da falência da indústria fonográfica e que resulta no desinteresse dos empresários em apoiar artistas que tenham um trabalho inédito e consistente.

Mas ai o outro me pergunta, “então você quer dizer que não se vai ter mais shows inéditos?”. Primeiro que eu não digo nada, segundo que muitas dessas bandas que fazem cover têm um trabalho autoral e se utilizam dos covers como estratégia para poder financiar os seus reais anseios.

Mas ai eu, agora sim, digo: será que essa onda de revivescer sempre o passado não vai causar um certo medo nos consumidores de música ao se deparar com algo novo? Os adeptos garantem que não. Eu já não arriscaria tanto porque esse medo parece que é inerente ao público baiano, tanto que desde a década de 80 a Bahia e seus músicos são reféns do Axé Music.

Para os pessimistas essa é uma estratégia das grandes gravadoras, que agora dominam as casas de shows e incentivam essa prática para que o montante fonográfico que encontramos em myspaces, “palcomp3zes”... sejam sucumbidos pelos grandes clássicos. Assim tudo que aparecer, eventualmente, de novo será produzido por essas empresas e o mercado fonográfico estará salvo. Faz sentido, mas eu duvido.

O fato é que eu estou adorando essa idéia de um monte de banda, que eu nunca pude ver ou que nunca mais vou ver, tocando aqui perto, mas sinceramente sinto mais falta de ver uma banda nova e dizer: Que banda do caralho!*.


Silvio de Carvalho


*Bandas novas do caralho

- www.maglore.com.br
- www.myspace.com/bandacord
- www.neologia.net
- www.quartetodecinco.com.br

2 comentários:

  1. Eu concordo com Silvio.

    A dificuldade de se produzir algo novo nessa cidade é gigantesca!! Quem não está nesse meio não tem noção de como é trabalhoso lutar para se fazer ouvir... Pelo menos, vemos poucas cabeças conscientes que sentem falta do bom e insubstituivel som original!

    ResponderExcluir
  2. Hoje podemos citar outras bandas do caralho:

    - www.suinga.com.br
    - www.myspace.com/bandalunata
    - www.myspace.com/velotroz

    E muito mais... estamos vendo alguma coisa acontecer, mas o cover ainda é uma incomoda realidade.

    ResponderExcluir