terça-feira, 20 de outubro de 2009

E você ai... assistindo televisão!

Essa foi uma semana de felizes surpresas, satisfações e tietagem.

Porra cara, a galera adora reclamar que nunca tem nada pra fazer, que não se pode mais ouvir música boa, que não tem lugares agradáveis, divertidos... Enfim devo confessar que tenho a impressão de morar em outra cidade.

De quinta-feira pra cá eu presenciei, por alto, três bons shows de diferentes estilos e públicos em lugares agradáveis e divertidos.

15/10 – Eric (Brinho) Assmar Trio (a satisfação)

O que falar de Eric? Pra mim certamente um dos melhores guitarristas da Bahia. O bicho está com um projeto insano e fez sua estréia na última quinta-feira. É o Eric Assmar Trio, que como o próprio nome diz é um trio comandado por Eric Assmar (guitarra e vocal) e apoiado pela segurança de Ricardo Ubdula (bateria) e a destreza de Rafael Zumaeta (baixo).

O som dos caras é um blues com muito sangue no olho, capricho nos arranjos e muito bom humor. Nessa primeira apresentação, no Clube do Blues que está rolando toda quinta no Groove Bar, eles tocaram clássicos do blues com uma roupagem mais nervosa e algumas vezes até adicionando uma pitada de outros gêneros como o funk e até mesmo o reggae, mas eu estou ligado que eles também vão apresentar músicas autorais e eu estou super ansioso pra ouvi-las.

Eu fiquei muito feliz com essa estréia dos caras e tenho certeza que eles também ficaram. Dava pra ver o brilho nos olhos do mentor e a satisfação do público e dos seus companheiros de banda por terem feito parte desse show que foi foda.

http://www.youtube.com/watch?v=zH_y6wKFe6U
http://www.youtube.com/watch?v=N_fJEeSW8hY
http://www.youtube.com/watch?v=DYTy-VgFgIs&feature=related
www.groovebar.com.br

16/10 – Neologia (uma feliz surpresa)

Rapaz... há muito que eu enrolo esses caras pra ir num show deles. Nessa última sexta, finalmente, fui. E velho... que show!

Para não fugir da regra de que todo artista é autista, Ian Lassere (vocal e violão), por duas curtíssimas horas, entra em transe e conduz, apoiado por seus companheiros de banda, a galera a um mundo que parece ser só dele, mas que acolhe qualquer um que não tenha receio do novo.

Com a guitarra clara e definida de Bruno Balbi, o baixo escorregadio de Vitor Vieira e a bateria eloqüente de Luciano Tucunduva a banda entranha nos ouvidos do público clássicos de compositores como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e Jorge Ben Jor através de arranjos sedutores e super bem resolvidos, além das músicas autorais que são de uma criatividade rara e já soam em tímidos coros.

Como se não bastasse, esse show, que rolou no World Bar, teve a participação requintada de Pedro Vieira (teclados e acordeom) e da percussão criativa de Caio Rubens.

Fiquei feliz com a surpresa e principalmente por ver uma banda jovem com um som tão maduro.

Gostei do neosom da Neologia. DÂÂÂÂ!

www.myspace.com/neologia
http://www.youtube.com/watch?v=hUJ1EMRWzdE
www.worldbar.com.br

18/10 – Márcia Castro (a tietagem)

Eu adoro show no Parque da Cidade, vou para quase todos. É de graça, o lugar é super agradável e geralmente são ótimas apresentações. Nesse domingo é lógico que estaria lá, afinal o último show que vi de Márcia Castro foi no início de 2008, tava morrendo de saudade.

Foi um show de uma hora e quarenta minutos baseado no primeiro disco dela, “Pecadinho”, lançado em 2007 e que na minha opinião foi uma das melhores coisas produzidas aqui em Salvador nos últimos tempos.

O disco e o show seguem a forte tendência que a crítica chama de “Nova MPB”, mas Márcia faz mais. Além dos timbres exóticos e acordes dissonantes ela resgata muito da música baiana sem cair no clichê e apresenta novos compositores daqui como Manuela Rodrigues e Luciano Bahia. Luciano, além de compositor de uma das faixas mais badaladas do disco (Queda), é o diretor musical do CD e do show.

Dia 13 de novembro ela volta a Salvador, dessa vez no Pelourinho e garanto que vou me surpreender novamente com a voz e presença marcante de Márcia Castro.

www.marciacastro.com.br
www.lucianosalvadorbahia.com.br
www.musicanoparque.com.br

Oh jovem, oh criança, oh juvenil, oh inocente... pare de reclamar! Só basta um pouquinho de paciência e outro tanto de curiosidade, a cidade está cheia de coisa bacana pra fazer e conhecer.

E só pra reforçar tudo o que eu falei, nessa quinta-feira 22 já tem o que fazer. Vai rolar Quarteto de Cinco e Enio e a Maloca no Yoko (Rio Vermelho), às 22 horas. Levanta daí rapá!
Silvio de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário