terça-feira, 27 de outubro de 2009

For Good*

Eu me considero uma pessoa musicalmente curiosa. Sempre buscando conhecer novos e velhos artistas, estilos ou o que me desse na telha.

Há alguns anos, perdido nessas buscas, fui levado a conhecer um mundo até então completamente desconhecido. Um mundo onde a fantasia encontra a realidade, onde histórias infantis se tornam adultas e onde as artes (o teatro, a dança e a música, principalmente) convivem numa cumplicidade inexplicável. Por esse motivo, acredito que o nome ideal está muito distante do que é usado mas, na falta de outro melhor, é esse que uso. Fui apresentado aos musicais, especialmente os da Broadway (Nova York) e do West End (Londres).

Como estou entre as pessoas que não tem condições de conhecer os musicais in loco, conheci através do cinema e, minha primeira impressão foi a de quase todo mundo. Achei péssimo assistir a um filme onde todas as falas eram músicas. O filme era Evita, baseado na peça do cara que é, pra mim, o maior compositor de musicais do mundo: Andrew Lloyd Webber (Cats, Jesus Cristo Superstar e O Fantasma da Ópera, só pra citar os mais famosos).

Anos mais tarde (em 2004, eu acho), fui levado por uma amiga ao cinema pra assistir Os Produtores, e comecei a achar que poderia gostar desse negócio de musical. Ainda assim, meu impulso definitivo em conhecer o que se passava nesse mundo, só veio em 2006, através de outra amiga. Fui ao teatro assistir a uma apresentação dela num grupo de dança que montava cenas de musicais. Achei muito legal, mas fiquei encantado com uma música em especial. Curioso que sou, perguntei de onde era aquela música. E a resposta mudou minha vida: Rent.

Chegando em casa, fui à internet e baixei a trilha sonora do filme. Rent foi o meu primeiro amor nos musicais. Primeiro de muitos e o maior deles. Desde então, a procura só fez aumentar e o vício também. Chicago, Dreamgirls, Hairspray, Cats, Jesus Cristo Superstar, Mamma Mia!, entre outros, me conquistaram com suas belas histórias e lindas músicas.

Nos últimos meses, arranjei um novo amor. Esse não substituiu Rent, mas se juntou a ele. O nome é Wicked e conta a história da Bruxa do Oeste, a vilã da história do Mágico de Oz, nos dando uma perspectiva completamente diferente dela. Wicked é a minha dica pra os afortunados que forem a Nova York e quiserem conhecer alguma coisa da Broadway. Vou ficar com muita inveja dos que forem. Hehe!

É uma pena que, apesar de muitas montagens já terem vindo ao Brasil e essa cultura já existir, no Sudeste, Salvador ainda engatinhe. Pra quem estiver de passagem por lá, fica a dica de assistir O Despertar da Primavera (adaptação de Spring Awakening) ou Hairspray no Rio e A Bela e a Fera (São Paulo). Por aqui, teremos nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no TCA, uma montagem de A Bela e a Fera, mas soube que os ingressos já estão esgotados.

Enquanto continuamos com pouco acesso, Hollywood está aí pra a gente com muitos filmes, incluindo vários vencedores de Oscar.

Sobre o grupo que assisti em 2006, é a Cia On Broadway, da Ebateca. Assisti nesse último fim de semana, no teatro Casa do Comércio. O On Broadway é sempre uma boa possibilidade de termos um pouco da Broadway e do West End por aqui. Ótima iniciativa.

Aí embaixo dois vídeos pra apresentar meus dois amores:
Do filme Rent - Os Boêmios, Seasons of Love:
http://www.youtube.com/watch?v=x8iTeDl_Wug
De Wicked, The Wizard and I (cantado por Idina Menzel, na Broadway):
http://www.youtube.com/watch?v=Z1Tbw2xI91g

Beto Calasans

* Música de Wicked, no sentido da música, “para melhor”.

2 comentários:

  1. Quando Salvador começar a ter mais musicais, vamos assistir a todos! _o/ Enquanto isso ficamos com o On Broadway, que será bem melhor quando eu voltar dançar!! iuhauhaiuha ;P
    Amei o post!!
    =***

    ResponderExcluir
  2. Também adoro musicais!!!
    E por falar em música + interpretação, dá uma olhadinha neste pedaço de filme, Beto: http://www.youtube.com/watch?v=9GHjh8pKhew
    Simplesmente adoro! Nunca vi o filme inteiro, mas pagaria o ingresso só por este pedaço, hehe!

    Abraço!

    p.s.: mesmo à distância, torço muito por vocês!!!

    ResponderExcluir